Pela primeira vez em mais de um ano, a Taxa Euribor a seis meses caiu para valores inferiores aos 3 por cento, algo que não acontecia há mais de um ano. A última semana ficou marcada por descidas na Euribor ainda mais acentuadas do que as registadas nos tempos mais recentes.
É consequência da última reunião do Banco Central Europeu que determinou nova descida nas taxas de juro em mais de 0,25 por cento, naquela que foi a terceira descida do ano. Um indicador importante, pois é a primeira vez em 12 anos que o BCE efetua dois cortes da Euribor em reuniões consecutivas.
Os resultados não se fizeram esperar. A Euribor a 6 meses baixou 0,056 pontos que lhe permitiu atingir os 2,972%, algo que não se registava desde janeiro de 2023. Já a taxa a 3 meses teve uma quebra superior (0,063 pontos) mas manteve-se ligeiramente acima dos 3 por cento (3,138%). Finalmente, a Euribor a 12 meses foi sujeita à descida mais abrupta (0,079 pontos), fixando-se a taxa em 2,630%.
A boa notícia é que estas quebras vão refletir-se nas prestações dos empréstimos à habitação indexados a estas taxas, que deverão apresentar valores mais baixos. Isso acontecerá no momento da próxima revisão das taxas, que é feita a cada três, seis ou 12 meses, em função do prazo utilizado nos contratos.
Esta nova descida abre excelentes perspetivas para os próximos meses, esperando-se que as principais taxas Euribor se mantenham abaixo dos 3 por cento até ao final do ano, atingindo os 2 por cento provavelmente em meados do próximo ano. A Atual Resolve monitoriza em permanência a evolução do mercado e das principais taxas de juro, pelo que é sempre o parceiro indispensável para o ajudar a perceber de que forma todas as correções nas percentagens vão refletir-se na sua prestação ao banco. Contacte-nos e vamos ajudá-lo.