O crédito habitação envolve algumas burocracias, são 5 fases as essenciais para que o seu crédito seja aprovado!
Confira:
1 – ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO
- Documento de identificação legível e atualizado;
- Última declaração de IRS;
- Declaração de vínculo contratual (emitida pela entidade patronal);
- Recibos verdes (últimos 6 meses);
- Recibos de vencimento (últimos 3 meses);
- Nota de liquidação de IRS do ano anterior;
- Extratos bancários (últimos 3 meses);
- Declaração de início de atividade (se aplicável);
- Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal;
2 – PRÉ-APROVAÇÃO
Juntamente com toda a documentação enviada, vai-se analisar o perfil e a possibilidade de crédito;
3 – AVALIAÇÃO IMÓVEL
Avaliação obrigatória, onde se determina o valor máximo do financiamento.
Estão envolvidos os seguintes documentos:
- Caderneta predial;
- Certidão de teor do imóvel;
- Plantas do imóvel.
4 – FORMALIZAÇÃO
Emissão de carta de aprovação de crédito;
5 – ESCRITURA DE COMPRA E VENDA
Fase final, onde conta com os maiores custos associados à aquisição de um imóvel, é necessário a contratação de um notário, e entregar os seguintes documentos:
- Direito de preferência (se aplicável);
- Licença de habitação;
- Certificado energético;
- Comprovativo de pagamento do IMT e imposto de selo.
Torna-se numa fase dispendiosa, pois se não estiver isento de IMT, é nesta altura que deve proceder ao pagamento.
LEMBRE-SE QUE ESCOLHER O MELHOR CRÉDITO PODE LEVAR VÁRIOS MESES.
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