*Conheça as melhores soluções de financiamento
Se está a planear fazer obras na sua casa, ou mesmo comprar um imóvel para o reabilitar, uma das soluções para financiar esses projetos passa pelo recurso ao Crédito.
Seja por falta de liquidez, ou mesmo por não querer empatar todas as economias numa empreitada deste tipo, são muitos os proprietários que recorrem a empréstimos.
A Atual Resolve, ajuda-o a tomar a decisão certa em relação ao tipo de crédito mais adequado para si, ponderando todos os fatores que são decisivos para conseguir um excelente negócio. Para começar, damos-lhe a conhecer os vários tipos de Crédito que pode contrair, para a realização de obras: Pessoal; Multiopções; Reabilitação Urbana (neste caso, apenas disponível para imóveis acima dos 30 anos).
Pessoal
É a opção mais “descomplicada”, pois liberta-o da obrigação de apresentar orçamentos ou documentos comprovativos de despesa. Basicamente, é um normal Crédito Pessoal, sem qualquer finalidade específica. Ou seja, tanto pode usá-lo na realização de obras, como para a compra de qualquer outro bem ou serviço.
O Crédito Pessoal concede-lhe ampla liberdade, pois não requer uma finalidade específica, nem existe a obrigatoriedade de referir a que se destina o financiamento. O grande senão é que será provavelmente a modalidade mais cara, pois as taxas de juro são bastante mais elevadas do que no caso dos créditos mais específicos para obras. Além disso, os montantes neste tipo de financiamento podem ir dos 250 aos 50 mil euros.
Crédito Multiopções
Este tipo de Crédito poderá ser o mais adequado a este tipo de intervenções. Para avançar com este crédito terá de hipotecar o imóvel que será destinado para as obras.
Para garantir a sua aprovação, qualquer avaliação do imóvel terá de considerar já as obras concluídas, pelo que, ao pedir o Crédito, é necessário apresentar um projeto ou orçamento das obras. A partir desses elementos, será estimado o valor do imóvel pronto, por esse motivo, só após a entrega dessa documentação os peritos irão avançar para a avaliação do imóvel.
Apesar de ser mais exigente e requerer maior volume de documentação e trabalho burocrático, o Crédito Multiopções proporciona-lhe taxas de juro mais acessíveis, para além de prazos de reembolso mais dilatados do que teria num Crédito Pessoal (84 meses).
Crédito para Reabilitação Urbana
É feito à medida para imóveis mais antigos, uma vez que só permite o financiamento de obras em casas com mais de 30 anos. Este tipo de Crédito é destinado à reabilitação de imóveis, independentemente de se destinarem a habitação própria permanente, ou secundária.
Mas atenção que a idade não é o único critério. Para aprovação deste tipo de crédito, é necessário que o imóvel esteja englobado numa ARU (Área de Reabilitação Urbana), que são definidas pelas autarquias e que, regra geral, correspondem aos centros históricos das cidades, ou então a áreas destinadas a recuperação e (ou) reconversão urbanística.
Fazer a Escolha Acertada
Cada caso é um caso e, neste caso, cada casa é uma casa: deve ter isto em mente quando procura um crédito para financiar obras no seu imóvel. Em todo o caso, a Atual Resolve estará sempre ao seu dispor para o ajudar a encontrar o produto de crédito mais indicado, assegurando uma poupança de tempo e de dinheiro, reduzindo os constrangimentos que estas situações sempre causam e permitindo-lhe focar-se no que é realmente importante: a reabilitação da sua casa.