+ CONTACTO RESOLVE  253 088 016 (*)

Dias úteis das 09h30 às 18h30

Novembro 27, 2023

Até que enfim há boas notícias! Ao fim de dois anos, vem aí a primeira queda da Euribor a seis meses

Há vários meses que era esperada, mas finalmente vai concretizar-se. A taxa que é usada como base para o cálculo da prestação da casa – a Euribor a 6 meses – prepara-se para sofrer a primeira queda desde 2021. A mais relevante taxa do crédito à habitação vai registar, agora em novembro, uma descida da média mensal na ordem dos 4,07% (no mês anterior atingira os 4,115%). 

Esta quebra vai abranger a Euribor a seis meses, que está vinculada a mais de 40% dos contratos de Crédito à Habitação com taxa variável. Mas também vai incluir as taxas no prazo a 12 meses (mais usada nos contratos mais recentes), podendo recuar para os 4,02%. Esta é a primeira consequência de uma pausa na subida dos juros, anunciada em outubro pelo Banco Central Europeu. 

Chega assim ao fim uma sequência de 22 de subida ininterrupta, o que irá permitir uma descida nas prestações do Crédito à Habitação, mesmo que possa não ter resultados imediatos. Isto porque poderão ser necessários alguns meses até que o alívio real nas contas mensais se faça sentir. 

Ainda assim, a tendência de descida permite encarar o ano de 2024 com optimismo, havendo uma forte expetativa por parte do mercado de que o Banco Central comece a pôr em prática uma descida nas taxas de juro já no próximo ano.   Na Atual Resolve seguimos com toda a atenção estas novidades no mercado, estando por isso preparados para aconselhar os nossos clientes, de forma a aproveitarem ao máximo esta descida nas taxas da Euribor, bem como nos demais indicadores que têm intervenção direta nas prestações do Crédito à Habitação. Estamos desde já à sua disposição. 

× Como podemos ajudar?